179 anos registrando sonhos

Dia Nacional do Registro de Imóveis é a data para destacar o papel social dos serviços prestados pelos registradores

O dia 21 de outubro é um marco para o sistema de Registro de Imóveis brasileiro: há exatos 179 anos era criado o Registro Geral de Hipotecas (Lei nº 317/1843), ainda no reinado de Dom Pedro II, representando o primeiro regramento jurídico nacional sobre o registro de propriedades. Para celebrar e enaltecer o papel social da atividade, o Registro de Imóveis do Brasil (RIB) organizou uma comemoração especial para relembrar esses quase dois séculos de atuação.

?Esse é um momento oportuno para refletir sobre a contínua modernização do Registro de Imóveis. Podemos afirmar que, ao longo desses quase 180 anos, a área evoluiu em bases teórico-conceituais, doutrinárias e jurisprudenciais, dando mais transparência e segurança jurídica aos usuários e ao mercado. Nosso objetivo é mostrar a função e o papel social dos registradores, visto que estamos em uma nova fase de prestação desses serviços, agora, de forma digital?, afirma o presidente do RIB, Flaviano Galhardo.

Com o mote Registro de Imóveis: há 179 anos registrando os sonhos dos brasileiros, a campanha deste ano destaca não só o papel social das mais de 3.600 unidades registrais espalhadas pelo país, mas também sua relação com o sonho e o direito à moradia. Desde o início de outubro têm sido divulgados posts nas redes sociais sobre os serviços realizados, curiosidade, números que demonstram a extensão da atividade, bem como novidades e desafios da área.

Live reúne entidades de Registro de Imóveis

Em antecipação à data oficial, o Registro de Imóveis do Brasil promoveu na última segunda-feira, 17 de outubro, a live A nova era do Registro de Imóveis. Para debater o papel da atividade no crescimento das cidades ao longo desses quase dois séculos e como o setor está se preparando para o futuro, foram reunidos representantes das três principais entidades representativas do setor.

O presidente e o vice-presidente do RIB, Flaviano Galhardo e Sergio Ávila, receberam o presidente e o vice-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Jordan Martins e José de Arimatéia, e o presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Flauzilino Araújo dos Santos. A mediação foi realizada pela diretora de Comunicação do RIB, Caroline Ferri. Assista à transmissão abaixo.