Manual do Atendimento Eletrônico

O Atendimento Eletrônico foi criado com o objetivo de auxiliar a parte no agendamento de atendimentos virtuais ou presenciais nas serventias.

Para realizar o contato ou agendamento eletrônico, é necessário que a parte acesse o Atendimento Eletrônico e utilize o botão Fale Conosco no menu, em seguida selecionar a opção Atendimento eletrônico - Cartórios para acessar a tela de agendamento, conforme demonstrado na imagem abaixo:

Figura 01 - Página Inicial

 

Após acessar a opção Atendimento eletrônico - Cartórios, o usuário poderá realizar o agendamento virtual ou presencial, e também acessar outras telas, como: o Acompanhamento Registral, E-Protocolo, Portal de Assinatura e o Mapa de Circunscrição - na qual a parte consegue verificar qual serventia é responsável por aquele imóvel ou endereço.

No formulário do atendimento, o usuário inicialmente terá que selecionar o Estado, Cidade e Serventia na qual deseja realizar o agendamento ou contato, conforme imagem abaixo:

 

 

Figura 02 - Atendimento Eletrônico

 

Após, selecionar a Serventia, no lado direito da tela é apresentada algumas informações do cartório em questão, tais como: CNS, Responsável, Endereço, CEP, Telefone, E-mail e WhatsApp Business, conforme mostrado na imagem acima.

 

Feito a seleção o usuário terá que selecionar o Tipo de Atendimento, onde são apresentadas 3 opções, sendo elas: 

  • Contato - opção para a parte apenas tirar dúvidas pontuais com o cartório;

  • Agendamento de Atendimento - opção para a parte realizar seu agendamento, para o atendimento presencial ou virtual;

  • Acompanhamento Registral - opção onde o usuário conseguirá consultar o andamento de seus protocolos abertos com a serventia;

  • WhatsApp Business - opção na qual a parte é direcionada para o contato da serventia no WhatsApp para tirar suas dúvidas.

 

Figura 03 - Tipo de Atendimento

 

Ao selecionar a opção de Agendamento de Atendimento, o usuário terá que preencher algumas informações que são solicitadas pela plataforma, dentro dessas informações algumas serão opcionais, variando de acordo com cada serventia.

As informações solicitadas são: 

  • Setor; 

  • Nome; 

  • E-mail; 

  • CPF; 

  • Celular; 

  • Protocolo; 

  • Atendimento Prioritário; 

  • Atendente; 

  • Data do Agendamento; 

  • Hora do Agendamento; 

  • Mensagem;

 

Também é disponibilizado um campo para anexo de arquivos, conforme imagem abaixo:

Figura 04 - Formulário do Agendamento de Atendimento

 

Após o envio do formulário preenchido, é aberto um ticket no qual o usuário consegue acompanhar o andamento do seu agendamento e enviar mensagens caso surjam dúvidas antes do atendimento.

Na imagem abaixo, encontra-se a tela de confirmação da abertura do ticket:

 

Figura 05 - Mensagem de confirmação do contato

 

Após a abertura do ticket, é enviado um email contendo as informações do agendamento, bem como os dados da parte e da serventia. No início do e-mail é disponibilizado um link, no qual a parte pode acompanhar o andamento do seu agendamento.

Na imagem abaixo, é apresentado o e-mail recebido pela parte:

 

Figura 06 - E-mail de Acompanhamento do Agendamento

 

Na tela de Consulta do Atendimento, o usuário consegue visualizar algumas informações, tais como: Dados da Serventia, Dados do Usuário, Dados do Agendamento, Histórico. Na consulta o usuário também consegue interagir com o cartório através do envio de informações e mensagens, para isso é necessário que ele selecione a Ação Informação/Mensagem, e adicione sua mensagem e anexe os arquivos, caso necessite enviar algum documento para o cartório, conforme imagem abaixo:

 

Figura 07 - Consulta do Atendimento

 

Com isso, basta aguardar a confirmação do agendamento por cartório, e caso seu agendamento seja virtual, aguardar o envio do link para a sala de reunião que será disponibilizado pela serventia.